soluções à medida do seu negócio

A nossa metodologia de desenvolvimento é composto por sete fases:

As seguintes secções descrevem cada uma dessas fases em maior detalhe. 

Fase 1 - Definir os requisitos do projeto 

Na primeira fase, colaboramos com os nossos clientes para garantir que entendemos como o seu negócio funciona, os seus objetivos e o seu plano de marketing. Uma vez compreendidos os objetivos do seu negócio e as necessidades específicas, definimos o objetivo do projeto e começamos a identificar a abordagem de desenvolvimento e as tecnologias apropriadas. Desta forma, cria-se a base para o sucesso através da eficiência, gestão do trabalho, e os produtos finais de qualidade excecionalmente elevada. Naturalmente, se os nossos clientes fornecerem uma especificação detalhada do projeto, poderemos ignorar a maioria senão mesmo todas as tarefas desta fase e avançar para a apresentação de uma proposta final. 

Fase 2 - Elaborar a proposta 

Nesta fase, utilizamos as informações recolhidas na Fase 1 para elaborar uma proposta detalhada. Cada proposta contém:

  • A nossa visão para o projeto como um todo, incluindo as metas para o produto final, uma descrição da funcionalidade do produto final, todas as restrições (incluindo o ambiente de trabalho, orçamento e cronograma) e quaisquer outros requisitos que precisam ser cumpridos.
  • A nossa estimativa da duração do projeto, as horas de trabalho necessário e os custos previstos para o desenvolvimento de software.
  • O planeamento para o projeto, incluindo um cronograma e uma lista de todos os marcos mais importantes. Assim que o cliente aprovar a nossa proposta, passamos à fase 3.

Fase 3 - Desenvolver e aprovar as especificações funcionais

O cliente pode sugerir alterações, correções ou adições ao documento proposto, antes do início do trabalho de desenvolvimento. De seguida, procedemos a uma avaliação rigorosa que resulta no documento de especificação funcional. Este contém o conjunto completo de especifcações detalhadas para o produto final que iremos desenvolver, relacionadas com todos os requisitos de segurança, fiabilidade, desempenho e interface do utilizador, bem como quaisquer outras características não-funcionais. Este documento contém, também, uma descrição dos principais componentes da arquitetura do software e o modo como eles interagem uns com os outros. Para além disso, este documento de especificação funcional ajudar-nos-á a evitar alterações de última hora e os seus impactos negativos no desenvolvimento do software.

 Quando seguimos um plano, também sabemos que o produto final irá integrar-se facilmente com os sistemas existentes nos nossos clientes. Durante todo o desenvolvimento do projeto, o plano e o orçamento são revistos, conforme necessário, para que possua sempre informações precisas sobre a proposta do projeto, orçamento e cronograma, bem como o nosso progresso no cumprimento das metas claramente definidas. Uma vez obtida a aprovação do documento de especificação funcional por parte do cliente, devidamente assinado, passamos para a fase seguinte - início do desenvolvimento do software. Quando se atinge esta fase, quaisquer alterações na proposta devem ser solicitadas e avaliadas com recurso ao nosso formulário de alterações. 

Fase 4 - Desenvolver o software  e produzir versão da Alpha 

O desenvolvimento de software começa quando todos os requisitos de projeto e arquitetura do software foram claramente definidos por escrito. Para cada projeto, identificamos resultados intermédios que são compartilhados com o cliente em datas predefinidas. Isso permite ao cliente monitorar o nosso progresso. Os clientes podem analisar cada módulo ou sistema, verificar a sua conclusão e certificar-se de que o mesmo está conforme os seus objetivos e no bom caminho para criar um produto final que irá satisfazer as suas necessidades de negócio. É importante a análise cuidadosa desses resultados intermédios, pois pode facilitar a identificação de eventuais erros ou problemas antecipadamente. É importante recordar que à medida que o projeto avança, mais caro se torna a execução de alterações. Todo o código de programação é analisado logo após a sua conclusão, no despite de erros de lógica relativamente menores. Depois são analisados quando embutidos em módulos para testar a sua funcionalidade e confiabilidade a nível de unidades. Pelo que, são, depois, testados em conjunto para validar a sua função modular e garantir que preenchem os requisitos do projeto. Após aprovação nestes testes exigentes de funcionalidade, podemos ter certeza de que o produto final atende às necessidades do cliente. Assim, obtemos a versão alpha da aplicação e o software é entregue ao cliente para uma revisão completa. 

Fase 5 - Testar para  garantia a qualidade e segurança - versão Beta 

Após o lançamento da versão alfa, iniciamos extensos testes para garantir a qualidade e preparar o lançamento da versão beta. Todo o código de programação é avaliados na sua funcionalidade, confiabilidade e consistência. Procuramos desvios de procedimentos padrão e garantia que o produto final atende todas as especificações. Se quaisquer bugs ou outros erros são detetados, eles são imediatamente corrigidos, em conformidade com os requisitos do projeto. Finda a conclusão do teste interno, o software é disponibilizado ao cliente para testes beta. Deste modo, o software pode ser avaliado no ambiente funcional onde irá operar e o cliente tem a possibilidade de o poder testar e rever dentro do período de tempo pré-estabelecido no planemanto de projeto. A reposta do cliente é utilizada para depuração final e para testes adicionais, conforme necessário. Uma vez aprovada a  versão beta, torna-se a versão final e o projeto passa para a fase de lançamento final.

Fase 6 - Produzir a versão final

A sexta fase, produção da versão final da aplicação, envolve a entrega da versão da aplicação de software ao cliente e a sua implantação no local pretendido. É da nossa responsabilidade o software, em sistema fornecido, e proceder a todas as configurações necessárias para o lançamento de um produto de sucesso. Iremos acompanhar de perto o desempenho do sistema, para que possamos oferecer assistência imediata em caso de necessidade. Paralelamente, procederemos à formação dos colaboradores do cliente, de acordo com o plano definido na proposta inicial e certificando-se de que, os mesmos, detêm todo o conhecimento necessário à operação. 

Fase 7 - Propor melhorias e oferecer apoio contínuo

A INFIXA continuará a prestar apoio técnico, ao abrigo da garantia, depois que o projeto inicial ser implementado. Durante este período de tempo pré-estabelecido, iremos corrigir eventuais bugs ou outros erros sem qualquer custo para o cliente. Também continuaremos empenhados na melhoria da aplicação de software pela otimização de algoritmos ou adoção de novas tecnologias. Estas melhorias são fundamentais para manter a sua aplicação relevante para o seu negócio e útil para os utilizadores finais. Para esta finalidade, podemos estabelecer contratos de manutenção com os nossos clientes afim prestar serviços de evolução e suporte adicionais, garantindo de que nossas soluções permanecem atuais e continuam a responder às necessidades do cliente.